O Excel é um programa informático desenvolvido pela Microsoft.
Este software de folha de cálculo (grelha ou matriz composta por um conjunto de células) tem na base tabelas para realizar cálculos ou apresentar dados.
Estudos apontam que o Excel é usado por mais de 800 milhões de pessoas e que mais de 80% das profissões utilizam o Excel no seu dia-a-dia.
Atualmente, esta ferramenta permite, entre outras opções, fazer cálculos, criar apresentações dinâmicas, criar gráficos, fazer previsões e automatizar tarefas.
Como tudo na vida, o Excel não se criou de um dia para o outro.
Já pensaste como surgiu o Excel e qual é a sua história? Deixo-te abaixo um pequeno resumo.
Estima-se que as primeiras ideias para um programa de folhas de cálculo tenham surgido em 1961, mas não pela Microsoft.
Apesar de nos dias de hoje o Excel ser mais completo para computadores com sistema Windows, este programa foi desenvolvido inicialmente para computadores Apple.
A 1.ª folha de cálculo, o VisicCalc, foi lançada em 1979 para computadores Apple e em 1983 era o Lotus 1-2-3 que lidera o mercado das folhas de cálculo para computadores IBM.
Só em 1988 é que a Microsoft Excel conseguiu chegar à liderança do mundo das folhas de cálculo.
E o resto é história…
Ao longo destes 35 anos, a Microsoft foi criando cada vez mais funções e recursos que trazem mais autonomia e produtividade aos seus utilizadores.
É ainda das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo.
Em 1961, um estudante da Harvard Business School foi desafiado pelo seu professor para desenvolver folhas informatizadas para uso na contabilidade empresarial.
Dan Bricklin juntou-se então a Bob Frankston para o ajudar a construir o código de produção para este software que, na altura, tinha apenas 5 colunas e 20 linhas.
Juntos formaram a VisicCorp e, em 1979, lançaram a VisicCalc (abreviatura de “visible calculator” ou “Calculadora Visível” em português) para o computador Apple II.
Na altura, este programa foi vendido por menos de 100 dólares (o equivalente a mais de 400 dólares nos dias de hoje), mas depressa escalou para os 250 dólares em 1982 (quase 800 dólares hoje em dia).
Para muitos usuários, o aplicativo aumentou o valor dos computadores pessoais para pequenas empresas, e reduziu uma tarefa de contabilidade de 20 horas por semana para alguns minutos de entrada de dados em determinadas circunstâncias.
O VisicCalc foi apelidado de “primeiro aplicativo matador da era do computador” e vendeu cerca de 1 milhão de unidades.
Em 1982 surge a 1.ª versão de folhas de cálculo da Microsoft para computadores Apple (o Multiplan) mas não consegue dominar o mercado.
Em 1983, surge o Lotus 1-2-3 (programa desenvolvido por antigos funcionários da VisicCorp) que passa a liderar o mercado das folhas de cálculo para computadores IBM.
Nesta altura o VisicCalc não conseguiu ser melhorado o suficiente, tendo a 1.ª empresa criadora de folhas de cálculo sido declarada na falência em 1985.
É neste clima que, em 1985 a Microsoft lança um outro programa com finalidade semelhante ao Multiplan – o Microsoft Excel.
Inicialmente o Excel apenas estava disponível para computadores Macintosh da Apple. Só em 1987 é que foi lançada uma versão compatível com o Windows, o Excel 2.0.
O sucesso do Excel começou então em 1988 quando dominou o mercado e o Lotus 1-2-3.
Desde os anos 90 que a Microsoft tem a preocupação de se distanciar mais e mais da concorrência. Prova dessa preocupação são as atualizações constantes que a Microsoft vai lançando desde esta altura (em média, de 2 em 2 anos).
Em 1993, ano em que a Microsoft introduziu a linguagem de programação Visual Basic for Applications – o VBA – e a possibilidade de criar várias folhas no mesmo ficheiro, o Excel já domina o mercado da informática em todo o mundo.
A 1.ª atualização histórica do Excel surgiu em 2007, ano em que já se notava a notoriedade de alguns concorrentes.
Esta atualização incluiu uma nova interface, o aumento significativo do número de linhas e de colunas, novos tipos de ficheiros, entre outras melhorias.
Em 2010 e 2013 também foram lançadas novos recursos e ainda 50 novas funções.
Apesar da funcionalidade do Power Query já estar disponível como add-in ao Excel em 2013, em 2016 foi introduzida esta ferramenta dentro do Excel.
Para além de outras melhorias, a versão de 2019 trouxe ainda novas funções e gráficos e em 2021 surgem também funções e fórmulas de matrizes.
Atualmente é possível subscrever o plano Microsoft 365 e ter acesso, em 1ª mão, às novidades lançadas.
Queres saber qual é a tua versão do Excel? Subscreve a newsletter e receberás brevemente um passo-a-passo!
Excel Simplificado
Se não encontrares um e-mail da Data Simplify na caixa de entrada, verifica a tua caixa de SPAM ou PROMOÇÕES.
Marca o nosso e-mail como CONFIÁVEL * (ou adiciona-o aos teus contatos), para nunca perderes as comunicações da marca.
OBRIGADA 🙂
*seleciona a opção “nunca bloquear remetente” no Outlook, ou “não é spam” no Gmail, para que não percas os próximos e-mails. Se usas outro serviço de e-mail, escolhe a opção correspondente.
Gostaste deste artigo? Se foi útil, partilha-o com os teus colegas e deixa o teu comentário.